degradação
Degradação ambiental é o processo de degeneração, desgaste, devastação, destruição das condições ambientais ou habitat de uma coletividade. Nos processos de degradação ambiental ocorrem alterações biofísicas do meio que provocam alterações na flora e na fauna natural, podendo acontecer inclusive eventual prejuízos na biodiversidade, com diferentes graus de intensidade.
Quando se desencadeia um processo de degradação ambiental sempre vai haver a perda de qualidade de vida em virtude das alterações ambientais, mesmo que estas sejam relativas. A degradação do meio ambiente pode acontecer pela ação humana ou de forma natural. Na maioria dos casos ela está associada a poluição causada pelo homem, no entanto pode acontecer a degradação ambiental através de meios naturais ao longo da evolução de algum ecossistema. A recuperação Ambiental Segundo à definição do IBAMA é quando o local degradado será retornado a uma forma de utilização de acordo com o plano preestabelecido para uso do solo, Ou seja, que o solo, o ambiente degradado, terá condições de desenvolver uma nova paisagem.
OBJETIVO
Este trabalho pretende realizar uma contextualização visando à degradação do meio ambiente devido a fatores bióticos ao qual o homem é o principal degradador, tem como objetivo demostra meios de recuperação que podemos velo que, na natura tudo se aproveita.
REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 Degradação
3.1.1 Área degradada
Aquela que, após o distúrbio, teve eliminado, juntamente com a vegetação, os seus meios de regeneração bióticos, como o banco de sementes, banco de plântulas, chuvas de sementes e rebrota, apresentando baixa capacidade de voltar ao seu estado anterior. Áreas estragadas ou desgastadas, ou seja, áreas que perderam boa parte ou toda sua capacidade produtiva. Redução da quantidade e qualidade da capacidade atual e futura do solo para produção vegetal.