Degradação e ocupação desordenada do solo
Degradação e Ocupação Desordenada do Solo
Degradação e Ocupação Desordenada do Solo
Introdução 4
A Degradação do Solo 5
Degradação da Fertilidade 5 Erosão 5 Erosão pela Água 5 Erosão pelo Vento 6 Degradação por Contaminação 6 Conservação do Solo 6
Ocupação Desordenada do Solo 7
Soluções 7
Conclusão 8
Referências 9
Introdução
Pode-se dizer que de todos os recursos naturais existentes no planeta, o solo é um dos mais instáveis quando modificado, ou seja, quando sua camada protetora é retirada.
Processos erosivos ocorrem de forma moderada em um solo coberto, sendo esta erosão chamada de geológica ou normal.
Uma vez modificado, para cultivo ou desprovido de sua vegetação originária têm início a erosão, capaz de remover mil vezes mais material do que se este mesmo solo estivesse coberto. Por ano o Brasil perde aproximadamente 500 milhões de toneladas de solos através da erosão.
O arraste de partículas constituintes do solo se dá pela ação de fatores naturais como água, vento, ondas que são tipos de erosão, além da própria erosão geológica ou normal que tem por finalidade nivelar a superfície terrestre.
A Degradação do Solo
Em agricultura e geologia, solo (crosta terrestre) é a camada que recobre as rochas, sendo constituído de proporções e tipos variáveis de minerais.Também se refere, de modo mais restrito (especialmente na agricultura), à camada onde é possível desenvolver-se a vida vegetal. Dentro do amplo conceito de degradação dos solos, podemos distinguir alguns tipos, que serão apresentados a seguir.
Degradação da Fertilidade
É a diminuição de capacidade do solo de