definições e conseitos de logistica
RONALD BALLOU: Reforça esta condição quando conceitua
Logística como “um processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes”.
HONG YUH CHING: O conceito de logística existente desde a década de 40, foi usado pelos militares norte-americanos e voltava-se ao processo de aquisição/fornecimento de materiais e atendimento aos objetivos de combate durante a Segunda Guerra Militar.
ANTONIO GALVÃO NOVAES: Entende que a logística refere-se a mais coisas que apenas aos aspectos físicos dos sistemas. Há que se agregar a estes, informações e gerenciamento para que se possa ter uma análise de todo o processo logístico (diversificação, custos de transporte, armazenagem). Para o autor, o enfoque logístico busca vencer fatores espaciais e de tempo (prazos, confiabilidade) e não apenas deslocamentos e restrições espaciais como o transporte tradicional.
PAULO ROBERTO BERTAGLIA: Acredita que ao profissional de logística cabe o entendimento macro da empresa, sua organização e seus processos. Entende-se assim a necessidade de flexibilidade e agilidade da cadeia de abastecimento.
EDELVINO RAZZOLINI FILHO: Logística pode ser entendida como fluxo, pois os sistemas de apoio a essa atividade devem sempre ser projetadas com vistas à otimização do fluxo da informação, do fluxo físico e também do fluxo financeiro.
MARTIN CHRISTOPHER: Processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas.
DANIEL BOWERSOX : “É um esforço integrado com o