Definições - so
Em computação, chama-se monotarefa um sistema operacional que permite a realização de apenas uma tarefa de cada vez. Um dos mais famosos sistemas operacionais monotarefa é o MS-DOS, um dos primeiros sistemas operacionais para computadores pessoais.
Atualmente, a grande maioria dos sistemas operacionais são de tipo multitarefa, onde o tempo de processamento é repartido entre as diversas tarefas, dando a impressão ao usuário que elas são executadas simultaneamente.
SO Multitarefa
Em computação, Multitarefa é a característica dos sistemas operativos que permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas aparentemente simultaneamente.
Cada processador pode executar apenas um programa de cada vez. Por esta razão, a multitarefa num sistema uniprocessador é apenas uma ilusão conseguida com a alternância rápida entre as várias tarefas.
O núcleo do sistema operativo é responsável por isolar os contextos de execução das diversas tarefas. Para conseguir isto, é necessário que uma rotina do núcleo seja chamada a dada altura. Essa rotina (que pode ser chamada por uma interrupção provocada por um temporizador interno do computador) geralmente executa as seguintes operações: * Salva o estado do processador numa estrutura de dados do núcleo (a árvore de processos); * Seleciona, com base num algoritmo, a próxima tarefa a executar; * Se for necessário, reconfigura o espaço de endereçamento de modo a que a próxima tarefa encontre a memória no estado que espera; * Carrega o estado do processador referente à tarefa que vai receber tempo de processador; * A rotina retorna permitindo que o programa execute.
Sistemas Batch
Os sistemas batch ou sistemas em lote foram os primeiros sistemas multiprogramáveis a serem implementados (primeira fase da computação), caracterizando-se por programas armazenados em disco ou fita, que uma vez iniciados, exigem pouca ou nenhuma interação do usuário, processando de forma sequencial e contínua