Berço grego
Independentemente das fontes onde beberam os pensadores gregos da Antiguidade Clássica, podemos dizer que a civilização ocidental tem as suas raízes mais profundas mergulhadas na civilização grega daquela época. A cultura grega chega aos nossos dias atingindo-nos fortemente, e se assim não fosse, o mundo ocidental não seria certamente como hoje o conhecemos. O pensamento grego esteve presente em Mileto, com Tales, mas também em Atenas, com Sócrates, e ainda em Alexandria, com Aristarco, antes de brilhar em Siracusa, com Arquimedes.
Sócrates
Era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Com isso, criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos.
Platão
Platão foi fortemente influenciado por Sócrates, e muitos de seus diálogos tinham este homem como um personagem no seu conteúdo. Seus escritos lidavam com debates a respeito da melhor forma possível de governo. Platão acreditava que a alma já existia antes do corpo, continuava a existir após a morte e posteriormente entrava em novo corpo prestes a nascer.
Aristóteles
Aristóteles valorizava muito a inteligência humana, considerava a única forma de alcançar a verdade. Valorizava também a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano.
OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS
Os filósofos Pré-Socráticos são os filósofos anteriores a Sócrates. Essa divisão acontece devido ao objeto da filosofia destes filósofos e da novidade introduzida por Sócrates. Os filósofos reuniam-se ao ar livre com grupos de jovens, conduzindo discussões sobre os mais variados assuntos. O período pré-socrático foi dominado, pela investigação da Natureza, que tinha um