Redação resumindo cinco pontos apresentados no texto ‘’antecedentes e precursores do saber filosófico’’
Podemos conceituar a Filosofia como amiga da sabedoria, busca o conhecimento acima de tudo, tem respeito pela sabedoria plena e completa. Os primeiros filósofos tinham a ideia que só os ‘’deuses’’ poderiam ser chamados de sábios, eles (os filósofos) se achavam em constante aprendizado, por isso não eram dignos de serem chamados assim.
A origem do termo Filosofia, que é composta por duas palavras, ‘’Philo’’ que significa; amor fraterno, amizade, e ‘’Sophia’’ que tem o significado; sabedoria. Todas as duas palavras de origem grega, e é atribuída a Pitágoras a criação desse termo.
A Grécia é considerada o berço da Filosofia, a pesar do surgimento de outros filósofos da época, esses pendendo excessivamente para o lado religioso e mítico. Embora a Grécia tenha laços com mitos e a religiosidade grega, a principal forma de busca pelo conhecimento é a razão, o raciocínio. Outra condição que nos leva a acreditar que a Grécia é o berço da Filosofia é o momento histórico que estava sendo vivido, o uso da escrita, moeda, surgimento da cidade, entre outros que favoreceram a nova forma de pensar, exercer o pensamento. Devemos considerar também o surgimento de vários Filósofos gregos como Sócrates, Platão, Aristóteles e Tales que com seu raciocínio disse que a água é o principio do qual tem origem todas as coisas, usando exclusivamente a razão e o exercício reflexivo racional, se tornou o primeiro filósofo. Seguindo essa linha podemos crer que com Tales de Mileto a Grécia se tornou o berço da Filosofia.
Quando falamos em Religião e Senso Comum está diretamente ligado a filosofia, esses são os principais aspectos a serem analisados no nascimento do pensamento filosófico. A religião e o mito andam juntos, por ora o mito faz uso da religião e a religião se utiliza de elementos mitológicos. Partiu-se daí, os primeiros filósofos procuravam uma forma de explicar o mundo de maneira