Definições dos principais participantes do sistema cardiovascular
Arteríolas – são ramos arteriais menores, que contêm camadas circulares de músculo liso que contraem ou relaxam com a finalidade de regular o fluxo para a periferia.
Capilares – rede de vasos sanguíneos microscópicos que recebem o sangue das arteríolas, retiram oxigênio e repassam o sangue desoxigenado para as vênulas.
Veias – Grandes vasos, de paredes mais finas e menos musculares que as artérias, responsáveis por conduzir o sangue venoso dos capilares para o átrio direito. As veias possuem uma rede de válvulas, proporcionando o fluxo unidirecional rumo ao coração.
Retorno Venoso – é o sistema de condução do sangue desoxigenado até o átrio direito. Este sistema se utiliza de válvulas das veias que impede o fluxo retrógrado. O músculo adjacente Às veias, ou faixas de músculo liso dentro das próprias veias movimentam o sangue.
Veias Varicosas – veias que possuem válvulas defeituosas e não conseguem manter o fluxo unidirecional do sangue. Essa deformidade ocorre habitualmente nos membros inferiores, em virtude da força da gravidade que retarda o fluxo sanguíneo. O sangue acumula-se em seu interior e elas se tornam excessivamente distendidas e doloridas.
Retenção Venosa – Acumulação excessiva de sangue nas veias, causando um retorno venoso lento.
Estase Venosa – se refere à estagnação sanguínea que ocorre nos membros inferiores pela ação da gravidade. Isso pode causar enjôo e desmaio quando se sai da posição deitada para vertical. Contribui para a estase venosa o mau funcionamento das válvulas.
Sistólico – que vem da contração do ventrículo esquerdo.
Diastólico – que vem das veias até o átrio direito.
Hipertensão – Pressão arterial anormalmente alta, impondo uma sobrecarga crônica ao sistema cardiovascular. A hipertensão lesiona os vasos arteriais.
Esfignomanômetro – Aparelho calibrador usado