Biologia x metodologia
Saberes e Práticas da Biologia
Juliana Alencar da Cunha
BIOLOGIA x METODOLOGIA
Barbacena/MG
2012
AVM Faculdade Integrada
Saberes e Práticas da Biologia
Juliana Alencar da Cunha
BIOLOGIA x METODOLOGIA
Projeto de pesquisa apresentado à AVM Faculdade Integrada como parte integrante do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.
Elias Alexandre Oliveira dos Santos
Barbacena/MG
2012
SUMÁRIO
A Biologia como disciplina do Ensino Médio
Formas de transmissão do conhecimento ao aluno, através de conceitos básicos
Tornando a Biologia uma disciplina prazerosa e não apenas só mais uma matéria a ser estudada
INTRODUÇÃO
Tema: Biologia x Metodologia
Problema: Formas de transmissão dos conteúdos da disciplina, de forma a não transformá – la numa disciplina indesejada pelos alunos.
Objetivo Geral: Preparar – me com profundidade, esmerando conteúdo, formando nos educandos, conceitos básicos, indispensáveis à formação de conhecimentos detalhados e profícuos.
Objetivos específicos:
Formação de conceitos aprofundados para professor e alunos.
Treinamento das melhores formas de adquirir conhecimentos e fixá – los
Buscar os melhores métodos de ensino – aprendizagem, partindo do real, do concreto, para o abstrato.
Justificativa: Os P/N apresentam Ciências como uma elaboração humana para a compreensão do mundo. Seus procedimentos devem estimular uma postura reflexiva e investigativa sobre os fenômenos da natureza e da sociedade, utilizando seus recursos e criando uma nova realidade social e tecnológica.
REVISÃO DE LITERATURA
Além de atualizar os conhecimentos científicos, de buscar a descoberta de novos materiais e novas metodologias pedagógicas, o futuro professor necessita também de espaço para a reflexão sobre o fazer pedagógico por meio de leituras, pesquisas específicas e trocas de experiências (MENDES; MUNFORD, 2005), para que possa desenvolver