Definições dos ossos
SISTEMA ÓSSEO
São Paulo
2014
Conteúdo
Introdução
A função mais importante do esqueleto é sustentar a totalidade do corpo e dar-lhe forma.
Sabemos que a locomoção só é possível graças a uma ação coordenada de ossos, músculos e articulações. O sistema esquelético é essencial nesse processo de movimentação e é formado por uma grande quantidade de ossos perfeitamente interligados que recebe o nome de esqueleto. Além do esqueleto, cartilagens, tendões e ligamentos fazem parte desse sistema.
O osso é um órgão rígido é reabsorvido e reparado constantemente. Esse processo ocorre em todo o esqueleto devido às necessidades fisiológicas do organismo de fornecer força máxima com o mínimo de massa e é denominado remodelação óssea.
O processo de remodelação óssea ocorre devido à atividade de reabsorção do osso “velho” pelos osteoclastos e formação de novo osso pelos osteoblastos. Em condições fisiológicas, as duas atividades são equilibradas, ou seja, a quantidade de osso reabsorvido é compensada igualmente pela quantidade de osso formado pelos osteoblastos. Nos processos patológicos, em contrapartida, os dois processos estão em desequilíbrio. Quando a quantidade de osso reabsorvido é maior que a formada, caracteriza uma perda óssea, por outro lado, há aumento da massa óssea quando a atividade dos osteoblastos supera a atividade dos osteoclasto
Sistema ósseo
O osso é uma estrutura formada por tecido ósseo, um tipo de tecido conjuntivo muito rígido caracterizado pela presença de cálcio, fibras de colágeno e proteoglicanas. São órgãos esbranquiçados e duros que se unem aos demais por articulações para formar o esqueleto do corpo.
Os ossos formam o