Ossos do Tarso
Calcâneo (sustentáculo)
Talus
Osso central do társo e 4° osso társico (Centroquarto)
1° Osso társico
2° e 3° Osso társico fundido
4° e 3° Ossos metatársiano fundidos
Os principais acidentes dos ossos do társo e metatárso do equino encontrados são:
Calcâneo (tarso fibular)
Talus
Tuberosidade distal do talus
Osso central do társo
1° e 2° Ossos do társo fusionados
3° Osso do társo
4° Osso do társo
4° 3° e 2° Osso metatársiano
Definições do tarso do ruminante (bovino):
Tálus é relativamente longo e estreito e é às vezes aplanado dorsoplantarmente, apresentando uma tróclea em ambas as extremidades
Calcâneo é longo e delgado, a parte distal do corpo é comprimida lateralmente e apresenta uma projeção dorsalmente que se articula com o maléolo lateral.
Társicos central e quarto são fundidos para formar o grande osso quartocentral, que se estende transversalmente por toda a largura do tarso e articula-se com todos os outros ossos.
Primeiro osso társico é quadrilátero e pequeno e articula-se com o quartocentral proximalmente, com o metatarso distalmente e com o segundo társico dorsalmente.
Segundo e Terceiro társico estão fundidos para formar uma peça trombóide.
Definição do tarso do equino:
Calcâneo é o maior dos ossos do tarso, é alongado, aplanado transversalmente e forma uma alavanca para os músculos extensores da articulação do tarso, além de ser alargado e forma a tuberosidade do calcâneo.
Osso central do tarso é irregularmente quadrilateral e está situado entre o tarso tibial proximalmente e o terceiro tarsiano distalmente.
Primeiro e Segundo ossos tarsianos estão normalmente fusionados, constituindo um osso de forma muito irregular, situado na parte medioplantar da fileira distal, distal ao osso central e plantar ao terceiro tarsiano além de ser o menor dos ossos do tarso e pode ser descrito como exibindo quatro faces e duas extremidades.
Terceiro osso tarsiano assemelha-se