biologia
O pé possui funções importantes como suportar o peso e servir como alavanca para impulsionar o corpo. A construção do pé com vários ossos e articulações, permite a adaptação do pé aos tipos de superfícies, além de aumentar sua ação propulsora.
O esqueleto do pé é formado pelos ossos tarsais, metatarsais e falanges. Quase todos os ossos se unem por articulações sinoviais, conferindo mobilidade necessária para se adaptar a forças longitudinais aplicadas sobre o pé e, se moldar aos diferentes tipos de superfícies durante a marcha. Os ossos do tarso (do grego – tarso = superfície plana) a palavra era usada para uma série de estruturas planas. Hipócrates usava a expressão “tarsós podós” = planta do pé. Galeno utilizou o termo para o esqueleto, envolvendo apenas os ossos cuneiformes e cubóide como parte do tarso. São ossos pares e curtos, totalizando sete ossos em cada pé.
Assim como o esqueleto da mão, os ossos do pé são divididos em três grupos: ossos do tarso, metatarso e as falanges. O tarso é formado por um conjunto de sete ossos agrupados em duas fileiras, mais ou menos irregulares, situados na região posterior do pé, e suportam o peso do corpo.Tarso
2.1 OSSO TÁLUS
Conhecido, também, como astrágalo, apresenta em sua parte superior, uma tróclea que se articula com a tíbia e a fíbula. Trata-se do único osso do pé articulado com a perna, por ser o mais elevado do conjunto, não recebendo inserções musculares. Seu corpo lembra a forma de um cubo irregularmente desenhado, com diversas superfícies articulares. Anteriormente, articula-se com o osso navicular. Na região anterior e lateral, apresenta uma face articulada com o maléolo lateral. Em sua face inferior, é articulado com o calcâneo, sobre o qual senta como um cavaleiro senta sobre um cavalo.
2.2 OSSO CALCÂNEO
É o osso do calcanhar, o mais volumoso do conjunto do tarso, que suporta o peso do corpo, onde se insere o importante tendão calcâneo,