Definições de negociações
- Seus Objetivos Prováveis: para situação que lhe parece mais equilibrada entre as partes.
- Seus Objetivos Ideais: que ele buscará atingir no caso de uma situação financeiramente favorável.
- Seus Objetivos Mínimos: que procurará alcançar mesmo no caso de um ambiente desfavorável de negociação.
A negociação é realizada com troca de mensagens onde você tem que estudar a outra parte e identificar os fatores: questões política – sociais e jurídicas, crenças e cultura, aspectos comerciais e mercadológicos, questões financeiras e fiscais, características das pessoas que representarão a outra parte na negociação, sendo assim criar sua tática e seu plano de ação de acordo com o perfil de cada negociador.
Podemos destacar os princípios de negociação de seguinte forma.
- Objetividade: definir com clareza o objetivo, e orientar os esforços durante o processo e buscar alcança-lo sem deixar que aspectos emocionais, interesses pessoais ou mesmo a sede de ganhar a discussão interfiram.
- Comunicação: é fazer com que uma mensagem alcance o receptor e influencia seu comportamento.
- Preparação: análise fundamental leva vantagem o negociador que consegue compreender e definir o qual objetivo de sua contraparte e identificar até que ponto ela está preparada para ceder.
- Pauta: decisões sobre como ela deve se apresentada e sobre por quais pontos iniciar a conversação são importantes e não deve ser subestimadas.
- Impessoalidade: a negociação na deve misturar os interesses das pessoas com os objetivos do processo.
Esses são algumas características fundamentais para uma boa negociação onde você passa a conhecer a outra parte em questão chegando a uma negociação satisfatória para ambas as partes. Em decorrência destas diferenças, a negociação envolve um componente fundamental, movimento. O objetivo aqui consiste em induzir a outra parte