Definição do Fenômeno Religioso
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDÔNIA – IESUR
FACULDADES ASSOCIADAS DE ARIQUEMES – FAAr
DEFINIÇÃO DO FENÔMENO RELIGIOSO
DEFINIÇÃO DO FENÔMENO RELIGIOSO
ARIQUEMES
2014
INTRODUÇÃO:
Este trabalho se propõe a refletir o tema do fenômeno religioso na perspectiva das Ciências da Religião. Não se trata aqui de fazer um estudo aprofundado, mas panorâmico, de modo que alcance nosso objetivo, a saber, o de situar a crise de sentido experimentada hoje sob as diversas formas, tanto do individualismo como do coletivo, como a religião fornece sentido ao ser humano diante de suas limitações e finitude.
O FENÔMENO RELIGIOSO:
Religião deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino, O Fenômeno Religioso é explicitamente verificado em todas as épocas e lugares, as pessoas necessitam de um ser superior, para servir-lhes de consolo diante dos embates do mundo que muitas vezes deixam-nas aflitas e sem direção, naquele momento em que tudo parece não ter sentido, no exato momento em que a razão já não explica mais a nossa realidade, germina a fé, a crença e a esperança num amanhã glorioso circundado pelo gosto da vitória.
A busca pela verdade está presente no ser humano em qualquer sociedade, ele acredita numa forma de vida superior, que criou todas as coisas, e que todas as coisas subsistem por esse poder supremo, o qual é capaz de controlar a vida humana e todo o universo.
Em qualquer sociedade, a religião define um modo de ser no mundo em que transparece a busca de um sentido para a existência. Nos momentos em que a vida mais parece ameaçada, o apelo religioso se torna mais forte (MACEDO, 1989, p. 15).
Em tudo o que deseja e faz, o ser humano manifesta que não é um ser pleno: deve crescer biologicamente, aprender intelectualmente, preparar-se para tudo, buscar metas, melhorar a saúde, aspirar a uma vida melhor,