A PSICOLOGIA DA RELIGIÃO
Assinar os comentáriosPublicar comentário
Parte inferior do formulário
Psicologia da religiãoPresentation Transcript
1. Psicologia da Religião Filipe Rhuan Vieira de Sá Cruz
2. Definição Psicologia da religião é o estudo do fenômeno religioso do ponto de vista psicológico, ou seja, a aplicação dos princípios e métodos da psicologia ao estudo científico do comportamento religioso do homem, quer como indivíduo, quer como membro de uma comunidade religiosa. Nessa definição, "comportamento religioso" refere-se a qualquer ato ou atitude, individual ou coletiva, pública ou privada, que tenha específica referência ao divino ou sobrenatural. Obviamente, esse divino ou sobrenatural é definido em termos da fé pessoal de cada indivíduo.
3. História da Psicologia da Religião Apesar do esforço de alguns de enquadrar a psicologia da religião no campo geral da psicologia científica, ainda existem certas barreiras que impedem tal relação mais íntima. Na proporção, porém, em que melhores métodos de pesquisa forem introduzidos no estudo psicológico do fenômeno religioso, a psicologia da religião desfrutará status acadêmico mais favorável.
4. O Fenômeno Religioso Ao psicólogo da religião interessa não somente o fato de que em todas essas culturas se encontram formas de comportamento religioso, mas também o fato singular de que, apesar das grandes diferenças quanto às crenças e práticas dos vários povos, há muitas similaridades entre elas, o que sugere a existência de um fator comum à experiência religiosa de todos os homens.
5. Definição de Religião Para Êmile Durkheim, religião é um fato essencialmente coletivo. Diz ele: "Religião é um sistema unificado de crenças e práticas relativas a coisas sagradas, isto, a coisas separadas e proibidas - crenças e práticas que unem, numa comunidade moral chamada igreja, a todos aqueles que a elas aderem.
6. Origem da Religião Os estudos de antropologia cultura. parecem indicar que