Definição de Soldabilidade
Pode referir-se à facilidade de realizar a operação de soldagem utilizando-se parâmetros normais de regulagem da máquina, de material de adição e de rendimento, ou à capacidade de o material ser soldado sem que haja a formação de microestruturas prejudiciais às suas características e propriedades mecânicas. Um material com boa soldabilidade deve se apresentar, após a soldagem, sem concentração excessiva de tensões internas e com boas propriedades mecânicas de tenacidade e ductilidade.
Definição de Soldabilidade (INFOSOLDA)
A soldagem envolve aquecimento, fusão, solidificação e resfriamento de um material ou de diversos materiais,dependendo da aplicação do componente soldado.Assim, as transformações que ocorrem no aquecimento, as fases formadas durante a fusão, a solidificação e as transformações que ocorrem no resfriamento determinam o desempenho da junta soldada.Em outras palavras, a metalurgia da soldagem estáintimamente ligada à qualidade da junta soldada, bem como ao conceito de soldabilidade.
Diferenças de processos de solda
Solda branda: funde somente metal de adição
Brasagem: funde o metal de adição e provoca difusão molecular do metal base
Solda brasagem: funde metal de adição e gera fusão parcial do metal base
Soldagem: gera fusão total do metal base e do metal de adição
Mig mag
Soldagem
É a operação que visa obter a união de duas ou mais peças, assegurando na junta a continuidade das propriedades físicas e químicas.
Arco elétrico É a passagem de corrente elétrica através de uma atmosfera ionizada
Terminologia de soldagem
Fusão É a mudança de estado físico solido –liquido
Metal base Material da peça que sofre o processo de soldagem
Metal de adição Material adicionado no estado liquido durante a soldagem
Poça de fusão Região em fusão a cada instante durante uma soldagem
Penetração Distância da superfície original do metal de base ao ponto em que termina a fusão, medida perpendicularmente à mesma
Junta