Definição de Relatórios e Protocolos
O que são relatórios?
É a comunicação em que se expõe a ocorrência de fatos a alguém que torna-se informado.
São textos administrativos ou científicos que discorrem sobre acontecimentos relativos a negócios, organização empresarial ou pesquisa de caráter científico. relatório é um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, ação, pesquisa, ou outro evento que esteja finalizado ou em andamento.
Discurso
Deve manter diversas características no seu discurso, para se tornar um relatório distinto e apresentável: O seu discurso apresenta clareza, exatidão, concisão, pertinência, objetividade, estilo isso que vai sair direto e simples, utilização das 1ªs e 2ªs pessoas.
Todo e qualquer relatório deve ser pormenorizado destacando todos os aspectos importantes, para uma mais fácil absorção da ideia geral do relatório.
Como criar :
• De um modo objetivo predeterminado e especifico.
• Não devem ser escritos com preocupação literário-estilística.
• Devem evitar jargão técnico.
• Preocupa-se com a brevidade.
• São exatos, precisos.
• São escritos em linguagem objetiva e clara.
• Utilizam pontuação racional (Pontuação emotiva que inclui: reticências e exclamação)
Tipos de Relatório:
Memorando
Constitui um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um mesmo órgão, de níveis hierárquicos iguais ou distintos.
Ele representa um documento cuja característica principal é a agilidade finalidade discursiva específica e é constituído de traços distintos.
É representado pela objetividade, ou seja, um discurso demarcado por uma linguagem breve, precisa e direta.
É endereçado a funcionários, e não a autoridades
Administrativo
Relatórios administrativos são comunicações produzidas pelos membros de uma organização, desde que requeridas ou utilizadas pelos administradores.
São relatos breves,