Definição de projetos
Um projeto consiste num esforço temporário empreendido com um objetivo pré-estabelecido, definido e claro, seja criar um novo produto, serviço, processo. Tem início, meio e fim definidos, duração e recursos limitados, numa sequência de atividades relacionadas. Segundo o dicionário Aurélio: Planejamento é ato ou efeito de planejar, ou seja, é onde se tem o trabalho de preparação de qualquer empreendimento, basta seguir algumas etapas para a elaboração e a realização dos objetivos definidos do projeto; Gerenciamento é ato ou efeito de exercer algumas funções de um gerente.
O planejamento de um projeto é a fase responsável por detalhar tudo aquilo que será realizado durante o projeto, incluindo cronogramas, interdependências, atividades, alocação dos recursos envolvidos, análise de custos, etc. Ao seu final, o projeto deverá estar suficientemente detalhado para ser executado sem dificuldades e imprevistos.
Normalmente, essa fase do projeto divide-se em:
1. Estudos Preliminares.
2. Anteprojeto.
Guia de Projeto Definitivo (project charter).
3. Projeto Definitivo.
Os processos necessários à obtenção dos resultados esperados são conduzidos por um ou alguns gestores, responsáveis pelo seu resultado.
Podem ser influenciados por diversos departamentos e pessoas diretamente interessadas nos seus resultados, os stakeholders.
O grupo compromissado com seus objetivos costuma patrocinar a sua realização, porém, muitas vezes não acompanham pessoalmente seus processos diários.
A gestão de projetos procura garantir a realização dos objetivos, dentro das condições de prazos, custos, qualidade e especificações previstas e também concentram-se na base conceitual que estabelecerá um diálogo com os usuários, atendendo aos condicionamentos sociais e comerciais do empreendimento.
Conceitos para elaborar um projeto A realização de cada projeto pode ser acompanhada através de métodos e ferramentas específicos, que verificam a duração, os