Definição de Preço
Conceito de Preço
O preço não é mais do que a expressão monetária do valor de um bem transacionado do mercado. Uma das questões primordiais da economia é estudar o processo pelo qual são estabelecidos os preços dos bens no mercado, ou seja, como funciona o mecanismo do mercado
Segundo a teoria econômica, o valor de um determinado bem (e, por definição, o seu preço) resulta do confronto, no mercado, entre a sua procura por parte dos consumidores e a sua oferta por parte dos produtores. No caso da procura, o valor atribuído pelos consumidores depende da utilidade que estes conseguem retirar do seu consumo, ou seja, do grau de satisfação de necessidades que o consumo do bem proporciona. Quanto à oferta, o valor atribuído ao bem pelos produtores depende dos custos de produção, ou seja, do valor que é necessário despender em fatores produtivos para obter determinada quantidade do bem.
Para alguns fatores produtivos, os preços assumem outras designações, nomeadamente:
Preço do trabalho = salário
Preço do dinheiro = juro
Preço da cedência de instalações = renda
Para definir o preço de alguma coisa é preciso analisar o valor daquele produto ou serviço, do ponto de vista do possível comprador. Se a percepção dele registra valor irrelevante, o preço será necessariamente baixo. Portanto, se quisermos obter um preço melhor por aquele bem, será necessário procurar outro comprador ou encontrar meios de alterar a percepção de valor daquele cliente em relação ao que colocamos à venda.
A determinação do preço
A determinação do preço afeta a posição da empresa, no que diz respeito ao faturamento e rentabilidade, bem como à participação no mercado. Não existem teorias que indiquem qual a melhor maneira para se determinar o preço de um produto, mas sim alguns fatores que devem ser considerados, tais como:
Custos – A determinação do preço do produto ocorre a partir da identificação dos custos fixos e variáveis da empresa. A partir dessa identificação e do volume de vendas