Definição de Custos
MÓDULO 1 – DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS
CENÁRIO 1 – VISÃO DE CUSTOS SOB ENFOQUE GLOBAL
A contabilidade é hoje classificada em “financeira” e “gerencial”, tendo em vista os seus propósitos e atendimento às necessidades do usuário. Enquanto que a contabilidade financeira tem como objetivo relatar informações da organização para o mundo externo - geralmente, credores e acionistas/investidores - a contabilidade gerencial pretende satisfazer os sistemas de controle gerencial - utilizados para medição dos resultados das áreas de negócios - e dar suporte à gestão dos negócios - direcionar a atenção, decisões sobre preços de venda, fazer ou comprar, retorno sobre novos negócios, etc..
Os sistemas de custos atendem aos dois tipos de contabilidade. O sistema de custeio por absorção é utilizado na contabilidade financeira para avaliar os estoques e, consequentemente, o custo das vendas de produtos. Tem por isso mesmo uma utilidade mais genérica, da qual não é exigida muita precisão já que estão incluídos em um conjunto de relatório que busca apresentar a situação econômico financeira da empresa.
Os serviços prestados pela contabilidade de custos à contabilidade gerencial são provavelmente mais complexos. Nesta abordagem, os sistemas de custos atendem basicamente ao controle gerencial e às necessidades de tomada de decisão que envolvem informações de custo. Os sistemas de custeio são mais variados, buscam focalizar custos relacionados com o objetivo do usuário, incluem conceitos econômicos e, finalmente, não seguem, ou não precisam seguir os princípios contábeis.
Este trabalho tem o compromisso de oferecer aos leitores alguns elementos que permitam ao final do estudo:
Reconhecer a importância de CUSTOS como um valioso instrumento ao administrador;
Reconhecer os principais conceitos e procedimentos utilizados em CUSTOS, dirigidos a corretamente determinar resultados, criar e permitir o acompanhamento de controles