Definição de Cultura
Nossa vida coletiva é caracterizada por nossa cultura e civilização. Devemos fazer uma distinção entre cultura e civilização. Cultura, em PROUT, designa a quantidade e a variedade das expressões humanas, inclusive as crenças, os costumes, as artes etc., enquanto civilização diz respeito ao nível de sentimento humano e racionalidade presente na cultura.
Uma estrutura social sofisticada pode ter um alto grau de cultura, mas se ela for permeada de discriminação ou exploração (tais como a escravidão, o preconceito contra as mulheres ou o sistema de castass) ela é incivilizada. Da mesma forma, quando a arte é de boa qualidade, mas superficial, ela exibi cultura, mas é carente de civilização.
Daí, é possível ter cultura e não ser civilizado, ou ser civilizado sem ter cultura. Algumas populações nativas podem ser relativamente “aculturadas”, por exemplo, não possuir linguagem escrita ou tecnologia sofisticada, mas serem altamente civilizadas. Da mesma forma, vemos muitas nações científica e culturalmente avançadas, cujo comportamento social degradante representa falta total de civilização.
Pseudocultura
A pseudocultura é imposta para suprimir as culturas locais. A pseudocultura se manifesta em músicas, filmes, TV, modas etc., ou seja, coisas que tiram a esperança de um desenvolvimento local, preparando as pessoas para a exploração econômica. Aparentemente, ela se parece com cultura, mas na realidade é o oposto disso. Tal pseudocultura consiste em diversas coisas que parecem fazer a vida mais prazerosa do que era durante a precedente cultura nativa, mas na realidade ela serve para acabar com a força de vontade da população local.
A propagação devastadora da “cultura do consumo”, com seu apelo para os prazeres materiais, resulta numa debilidade psicológica e espiritual. Ela também diminui a resistência daqueles que tentam manter sua herança cultural. Nas últimas décadas, a diversidade cultural tem diminuído tremendamente, e as culturas locais