definição da arte
HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA I.
DEFINIÇÃO DA ARTE: ARTE COMO FAZER, ARTE COMO EXPRESSÃO.
CONCEITO: Arte (Latim Ars, significando técnica e/ou habilidade). A DEFINIÇÃO DA ARTE VARIA DE ACORDO COM A ÉPOCA, COMO PRODUTO DA SOCIEDADE E DA CULTURA EM QUE FOI GERADA.
Ernst Gombrich (historiador de arte):
“ nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas.”
Arte é um fenômeno cultural. Regras absolutas sobre arte não sobrevivem ao tempo, mas em cada época, diferentes grupos (ou cada indivíduo) escolhem como devem compreender esse fenômeno.
Na sociedade contemporânea, é a própria cultura que decide qual objeto é arte e qual não é.
Quem elege o artista?
Anne Cauquelin (crítica.) Arte contemporânea:
O deslocamento do lugar da cultura, a multiplicidade e o número cada vez maior de obras e de títulos acerca da arte geram certa confusão sobre o que seja arte contemporânea.
O problema da definição de obra de arte
O primeiro problema que qualquer teoria da arte tem de enfrentar é o problema da própria definição de “arte” ou de “obra de arte”. Como podemos então definir “arte”?
O que é arte?
Deveria ser substituída pela pergunta mais adequada “Quando há arte?”.
A ARTE TEM REPRESENTADO, DESDE A PRÉ-HISTÓRIA, UMA ATIVIDADE
FUNDAMENTAL DO SER HUMANO.
Arte rupestre, pintura rupestre, gravura rupestre: representações pictóricas antigas do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.) gravadas em paredes de abrigos ou cavernas, e tetos rochosos.
Imagem: Caverna de Lascaux.
O poder de se expressar é inerente ao ser humano. Desde crianças aprendemos os símbolos, os signos, os ícones. Aprendemos a ler os sinais, a compreender os elementos que permitem nossa inserção no universo cultural da civilização. Mesmo que de forma não intencional estamos continuamente acrescentado novos elementos ao nosso repertório de “coisas”. Muitas dessas “coisas” (símbolos, frases, formas diversas, texturas,