sintese sobre a definicao da arte
Pesquisas recentes indicam que o ensino de arte na educação infantil ainda parte do antigo conceito de antigas – artes, o qual confere ás obras um significado geral e inalterável; da mesma forma os métodos pedagógicos, neste campo, fundamentam-se em enforques referentes aquilo que já nasce com o homem.
Na forma de que os Professores tem sobre o ensino da arte reflete se nos seus planejamentos na aplicação dos métodos á pratica pedagógica; na seleção de instrumento com os quais os alunos irão trabalhar, o professor já trás tudo pronto para o aluno, pintura mimeografadas, copias de linhas distintas, colagens sobre formatos anteriormente elaborados pelos professor.
A maior parte dos educadores não leva em conta que tais metodologia estão completamente defasadas.
Esquecendo que desde cedo, as crianças mantêm com o universo imaginário, além disso, o suprimento de métodos que devem ser produzidos implica na posição da visão da arte do professor e por extensão, da sociedade o que definitivamente tolhe o impulso criativo do publico infantil.
Não importa, portanto a liberdade de interpretação de cada criança ou o toque de qualidade em sua obra, assim o ensino da arte visa, preparar o aluno para que ele possa escrever com devida coordenação motora ou conquistar seus próprios dom artísticos.
Ao perceber o que está em sua volta, as crianças amplia também o seu processo imaginativo no qual associam elementos da realidade e da fantasia, tanto a percepção quanto a imaginação darão suporte a mais um processo conhecimento da arte trata-se da representação através do desenho infantil chamados “rabiscos” comumente desvalorizados pelos adultos, Na verdade representa gestos, nos quais os traços bruscos expressam ações e movimentos corporais.
É importante reconhecer que a criança é um ser atuante no mundo, que precisa ser estimulado, desafiado, confrontado de forma que venha enriquecer as proprias experiencas da criança.
A criança tem um