Artigo Explora O Do Trabalho Infantil
Katiane de Menezes Hossa1
RESUMO:
O presente artigo trata da exploração do trabalho infantil, assunto o qual ainda causa muita polêmica e discussão. No Brasil, o trabalho infantil é proibido, sem exceção, para crianças menores de 14 anos, podendo atuar como aprendiz aos 16, atendendo à alguns requisitos, e finalmente exercem qualquer atividade trabalhista assim que atingir a maioridade.
Há muitas regras e leis que defendem as crianças e adolescentes, contudo, ainda existe muitos casos de exploração do trabalho infantil, não só no Brasil, como no mundo todo, e isso é muito comum. Existem diversos tipos de trabalhos, entre eles está a exploração sexual e da prestação de serviços devido a dívidas de terceiros, na maioria das vezes os pais são os próprios influenciadores de tal exploração.
Vale ressaltar que o trabalho infantil de certa forma sempre existiu. Crianças trabalham desde a época da escravidão e foram exploradas por muito tempo. Quando o Brasil estava se industrializando era possível encontrar crianças a partir de 5 anos já exercendo atividades cabíveis a adultos. No entanto, com a Revolução Industrial as mesma conquistaram o direito à escola, e então já não eram submetidas da mesma forma ao trabalho.
Porém, apesar de todas as conquistadas advindas à crianças e adolescentes e todas as leis que os protegem, em pleno século XXI ainda é possível observar vários casos de exploração infantil, atitudes estas que fazem com que as mesmas sejam obrigadas a amadurecer precocemente, e deixar de lado a infância, que tanto lhes é necessária.
PALAVRAS – CHAVE: Exploração; Infância; Trabalho;
ABSTRACT:
This article deals with the exploitation of child labor, a subject which still causes much controversy and discussion. In Brazil, child labor is prohibited, without exception, for children under 14 years of age, can act as an apprentice at 16, taking into account some requirements, and finally do any work activity so coming of