Filosofia dos Valores questões
1) Os valores são objetivos? São universais? Por que associá-los à ideia de bem?
Definir o conceito de Valor como algo objetivo e universal não é uma tarefa fácil dentro da reflexão filosófica. Isso porque exige de nos uma atenção elementar sobre a construção e reconstrução deste conceito ao longo da história da filosofia.
Se formos analisar tal conceito a partir da filosofia clássica, principalmente dentro do pensamento de Platão, seria possível sim, encontrar elementos que nos dariam fundamentos para afirmar que os valores seriam objetivos e universais. Isso porque para Platão o conceito de valor estaria fundamentado numa Ideia, que seria a Ideia de Bem.
Já em Aristóteles, também seria possível encontrarmos argumentos que nos ajudariam a definir o conceito de valor como algo objetivo e universal. Isso porque para Aristóteles, assim como para Platão, valor estaria relacionado a ideia de bem. No entanto, Aristóteles, diferente de Platão, redefine o conceito de bem, relacionando como aquilo que objetiva todas as coisas e ações humanas.
Assim sendo, embora Platão e Aristóteles tivessem dado elementos e fundamentos plausíveis para uma afirmação de que valor é algo objetivo e universal, ainda assim, não é possível darmos por definido o conceito de valor como algo pronto e acabado. O próprio processo reflexivo da história da filosofia nos mostra que há uma longa e árdua discursão, que tenta definir e redefinir o conceito de valor como algo objetivo.
2) Qual a relação dos valores com a moral e com a ética?
Talvez possa parecer intuitivo dizer que valor, moral e ética seriam as mesmas coisas. Mas não é bem assim. Nem moral e ética são as mesmas coisas, assim como valor não se define como moral ou ética. O que acontece é que o conceito de valor sempre aparece relacionado a elementos que apontam para a moral ou para a ética.
Quando fazemos julgamentos morais ou éticos trazemos juntos juízos