Definição copom e bacen
O Copom é o Comitê de Política Monetária do Banco Central. Criado há mais de 10 anos em 20 de junho de 1996, a função desse grupo é definir as diretrizes da política monetária e a taxa básica de juros do País, é composto pelos oito membros da Diretoria Colegiada do Banco Central e é presidido pelo presidente da autoridade monetária, também integram o grupo de discussões os chefes de departamentos, consultores, o secretário-executivo da diretoria, o coordenador do grupo de comunicação institucional e o assessor de Imprensa, que se reúnem a cada 45 dias para fixar a taxa básica de juros, a Selic. Essas reuniões dividem-se em dois dias. A primeira sessão numa terça-feira e a segunda na quarta-feira, mensais desde 2000, as reuniões diminuíram para oito desde 2006.
Tem como objetivo, com as mudanças no juros, manter a inflação sob controle, ou seja, cumprir a meta de inflação para o ano.
A decisão do BC sobre os juros é soberana e não precisa de aprovação do presidente da República nem do ministro da Fazenda. Já a meta de inflação é fixada pelo governo.
Houveram mudanças desde 2006 no regulamento do Copom, no que se refere ao seu objetivo, à periodicidade das reuniões, à composição, e às atribuições e competências de seus integrantes. As metas de inflação, por exemplo, só foram adotadas em 1999.
O que é Bacen?
Banco Central do Brasil, conhecido como BC ou Bacen, é autarquia federal[->0] integrante do Sistema Financeiro Nacional[->1], sendo vinculado ao Ministério da Fazenda[->2] do Brasil[->3]. É a principal autoridade monetária, foi criado em 31 de dezembro de 1964, antes disso os orgãos responsáveis pelas políticas monetárias eram a Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), o Banco do Brasil e o Tesouro Nacional.
As funções do Bacen são basicamentes a supervisão da política monetária e cambial do país e a fiscalização do SFN além de:
Monopólio de emissão; Banco dos bancos; Banqueiro do governo; Superintendente do sistema