definiçoes de misturas e técnicas de separaçao
Uma mistura de substâncias pode ser classificada em Mistura Homogênea, Mistura Heterogênea ou Mistura Coloidal.
Mistura Homogênea
Numa Mistura Homogênea não é possível distinguir os seus diferentes componentes. Por exemplo, a mistura de água com açúcar é uma mistura homogênea, pois não é possível distinguir o açúcar da água. Outros Exemplos de Misturas Homogêneas são a água da torneira, o ar atmosférico e o café. Uma Mistura Homogênea também pode ser chamada de Solução
Mistura Heterogênea
Numa Mistura Heterogênea é possível distinguir os seus diferentes componentes. Por exemplo, a mistura de água com azeite é uma mistura heterogênea, pois é possível distinguir a água do azeite. Outros Exemplos de Misturas Heterogêneas são a areia, o granito e a água com areia.
Mistura Coloidal
Numa Mistura Coloidal, os componentes da mistura não se distinguem a olho nu, contudo se usarmos um instrumento de ampliação, como um microscópio, é possível distinguir os diferentes componentes da mistura. Por exemplo, ao observares uma gota de sangue a olho nu não se consegue identificar os seus componentes, mas ao observares essa gota ao microscópio, distinguem-se os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos, as plaquetas.
Técnicas de Separação
Há um conjunto de técnicas que deves conhecer e que permitem separar os componentes de uma mistura. Para cada tipo de mistura existe uma técnica ou conjunto de técnicas adequadas para separar os seus componentes. Na tabela seguinte estão resumidas as técnicas mais importantes, consoante o tipo de mistura - clica nas imagens para veres a animação correspondente a cada técnica:
Misturas Heterogêneas Líquidas
Decantação Líquido – Líquido - É utilizada quando se pretende separar dois líquidos não miscíveis (que não se misturam).
Misturas Heterogêneas Sólido-Líquido
Decantação Sólido – Líquido - É utilizada sempre que a fase sólida fica depositada no fundo do recipiente.
Filtração - É