Definindo Recursos Humanos
As relações sociais sempre foram objeto de estudo de vários pensadores e sociólogos. Tentar entender a interação do homem com os seus semelhantes é algo de grande complexidade. Com os avanços sociais e a compreensão de que o colaborador é fator primordial de qualquer negócio, surgem políticas e diretrizes que visam proteger e dar subsídios para que os profissionais possam realizar suas atribuições da melhor forma possível.
O setor de Recursos Humanos existe para dialogar constantemente com os colaboradores da empresa, sempre entendendo quais são as necessidades destes profissionais e visando contribuir com o crescimento da organização. Para que esta tarefa seja realizada com êxito, é preciso definir políticas de recursos humanos.
Retenção de Talentos
Na hora de contratar um profissional para fazer parte do quadro de colaboradores de uma empresa, é preciso analisar e verificar se ele tem o perfil que se enquadra dentro das políticas da organização. E isso transcende o momento da entrevista. É necessário fazer uma análise criteriosa e acompanhar a desenvoltura do candidato na hora dos testes e atividades em grupo.
Enfatizamos que é importante que seja feito todo um acompanhamento do setor de recursos humanos, mesmo após a contratação. Desta forma, será possível verificar o desempenho do profissional no momento de executar determinadas funções e se realmente ele corresponde ao perfil pretendido pela empresa.
Não podemos esquecer que nos primeiros dias o novo colaborador deverá passar por treinamentos e vivências que o tornem apto a realizar suas atribuições.
Mas, não adianta contratar a pessoa certa e não conseguir retê-la dentro da organização. Muitos jovens talentos acabam saindo das empresas quando percebem que a configuração organizacional e hierárquica não irá proporcionar realmente o crescimento que ele esperava.
Reter talentos é uma missão na qual empresas de todo Brasil estão sentindo dificuldades. Isso por