Definindo os papéis das políticas públicas em educação
Ao ler o texto de Rodriguêz (2010), ele relata o papel do estado no contexto das políticas educacionais, pois o estado como promotor do bem social, tem como objetivo de promover uma educação sistemática dentro da sociedade, criar meios suficientes para que o cidadão possa aprender a trabalhar e conviver em harmonia com o seu meio social, ainda, o estado é responsável pela criação de regras dentro de seu território.
Referente às Políticas Públicas são planos de governo por meio de programas, projetos e ações voltadas à área específica da sociedade, com isso podemos dizer que políticas publicas em educação, nada mais é do que tudo aquilo que um governo faz ou deixa de fazer em educação , tendo como foco principal a educação. Rodriguez(2010), ainda, descreve sobre os direitos individuais relativo a tudo quanto se refere à dignidade da pessoa humana, tal como de liberdade, igualdade, propriedade de ir e vir, direito a vida, segurança entre outras. A educação como direito social, onde é dever do Estado implementar políticas públicas que são as ferramentas para que se torne capaz de garantir sua qualidade social, bem como o acesso e permanência de todos, e relata também sobre a Legislação Brasileira, além das Constituições de 1934, 1946, 1967,1969 e a de 1988, que considero a mais importante, pois se destina um capítulo somente a educação, o que nas outras não havia, isto é a partir da Constituição de 1988 a educação passa a ser vista de outra forma.
Ele cita também a importância das Diretrizes do curso de Pedagogia, que são normas obrigatórias para a Educação que orientam o planejamento curricular das escolas e sistemas de ensino, formação do professor, fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
Portanto foi fundamental a leitura do texto, pois pude perceber que a função de um pedagogo é importantíssima para formar um cidadão crítico e reflexivo perante a sociedade.
REFERÊNCIAS:
SILVA, Pedro