definicões de violência
Santos (1996) relação social caracterizada pelo uso real ou virtual da coersão, que impede o reconhecimento do outro, pessoa, classe, gênero ou raça, mediante o uso da força o da coerção, provocando algum tipo de dano, configurando o oposto das possibilidades as sociedade democrática contemporânea.
Diferença entre conflito e agressão
Conflito é um desacordo/incompatibilidade entre duas ou mais pessoas em relação as suas opiniões, valores, objetivos ou necessidades, faz parte da condição humana.
Agressão é vista como um comportamento que se orienta de modo intencional para causar mal ou danos a outrem.
A OMS considera que há relação clara entre a intenção do indivíduo que apresenta ou se envolve num comportamento violento e o ato ou a ação praticada.
- neste sentido, a violência é definida como o uso intencional da força ou poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação (KRUG, 2002)
TIPOLOGIA (OMS)
Coletiva _ inclui os atos violentos que acontecem nos âmbitos macrossociais, políticos e econômicos e caracterizam a dominação de grupos e do Estado. Nesta categoria estão os crimes cometidos por grupos organizados, os atos terroristas, os crimes de multidões, as guerras e os processos de aniquilamento de determinados povos e nações
Autoinfligidas- subdividida em comportamentos suicidas, e os autoabusos, no primeiro caso a tipologia contempla suicídio, ideação suicida e tentativas de suicídio. O conceito de autoabuso nomeia as agressões a si próprio e as automutilações.
Interpessoal – subdividida em violência comunitária e violência familiar, que inclui violência infligida pelo parceiro íntimo, o abuso infantil e o abuso contra os idosos. Na violência comunitária incluem-se a violência juvenil, os atos aleatórios de violência, o estupro e o ataque sexual