Defini O
Fórmula – Ebitda = Lucro Operacional Antes do Imposto de Renda e Despesa Financeira + Depreciação + Amortização.
Sendo:
Lucro Operacional – corresponde ao resultado proveniente dos ativos da empresa.
Depreciação e Amortização – refere-se a parcela destas despesas, que podem estar nas despesas operacionais ou no custo dos produtos industrializados pela empresa que foram vendidos no período.
Vantagens
A principal vantagem do EBITDA é providenciar uma medida de valorização de cada empresa, mas sobre outras relações financeiras. Podemos ainda referir:
O EBITDA leva em conta a estrutura financeira da empresa,
O EBITDA não é afetado por diferentes políticas de amortização e fiscais, que frequentemente podem distorcer medidas baseadas no resultado líquido como o PER;
Defeitos
O EBITDA tem alguns defeitos óbvios:
É estático e não leva em conta o diferente crescimento das diferentes empresas,
Também não leva em conta a capacidade da empresa reinvestir os fundos que gera a taxas elevadas, o que permite maior crescimento futuro.
É extremamente enganador na análise de empresas cíclicas, pois estas tendem a possuir EBITDAS baixos no topo do ciclo, e EBITDAS elevados no fundo do ciclo;
A EBITDA não leva em conta as diferentes necessidades de capex e fundo de maneio das empresas, que fazem com que o EBITDA por estas gerado seja mais ou menos valioso para o acionista.
DEPRECIAÇÃO
É a redução de valor dos bens corpóreos que integram o ativo permanente (geralmente o imobilizado), em decorrência de desgaste ou perda de utilidade pelo uso, ação da natureza ou obsolescência.
O encargo de depreciação poderá ser computado, no resultado do exercício, como custo ou despesa operacional, conforme a utilização do bem que sofre o desgaste, seja em uma entidade