metodologia e pesquisa
TITULO: A INFLUENCIA DO CALOR NO DESEMPENHO DO ATLETA
INTRODUÇAO: Este artigo tem como objetivo apresentar os efeitos da pratica de exercicios fisicos em condições ambientais, com temperatura desfavoravel. O stress termico poderá modificar significamente a capacidade de desempenho do individuo, impondo uma sobrecarga ainda maior à demanda metabolica e fisiologica originaria de uma situação de esforço fisico. Alterações como aumento da frequencia cardiaca, da concentração do acido latico, da temperatura retal, entre outros, podem modificar substancialmente o desempenho. Uma das principais formas de se abrandar os efeitos impostos pelo "stress" termico inclui a realização de uma hidratação constante durante a realização dos exercicios fisicos a fim de abrandar o deficit hidrico, visto que a perda de liquido sem reposição, poderá induzir a uma desidratação. Nosso trabalho aborda a influencia do calor no desempenho do atleta. Em eventos de força, potência ou velocidade de curta duração, não parece ser afetado de maneira adversa por condições de temperatura ambiente elevada. O desempenho em atividades de resistência aeróbia mais prolongada normalmente é pior quando comparado ao desempenho em temperaturas mais amenas.
JUSTIFICATIVA: nos últimos meses temos enfrentado um aumento considerável de temparatura ambiental. Durante a exposição ao calor excessivo, o organismo também produz mais calor, embora estabeleça mecanismo de regulação para reduzir a sua temparatura. Alem disso, as ondas de calor constituem uma agressão para o organismo, podendo conduzir ao agravamento de doenças crônica e provocar, fraqueza, depressão, ansiedade, incapacidade para se concentrar , cãibras, desidratação, esgotamento.
Quando a temparatura do ambiente sobe, organismo transpira para manter a sua temparatura dentro do parâmetro normais. Porem, se essa transpiração for excessiva o corpo pode desidratar também pode acontecer que o mecanismo de sudação não provoque uma queda da