Estrutura Organizacional Tde Adm
As Estruturas Organizacionais executam três funções básicas:
Primeiro, as estruturas tem por finalidade produzir resultados e atingir metas, ser eficazes.
Segundo, as estruturas são criadas para minimizar ou regular a influência de variações individuais na organizações. As estruturas são impostas para assegurar que os indivíduos se adaptem às exigências das organizações, e não ao contrário.
Terceiro, as estruturas são os cenários nos quais o poder é exercido, as decisões são tomadas e as atividades são realizadas.
A palavra Estrutura pode ser apresentada considerando:
As partes físicas da empresa, que são relacionadas com o e espaço e equipamentos que lhe são pertinentes, referindo-se à localização de estabelecimentos.
E Os elementos de trabalho, que são as diversas operações do processo de produção, referindo-se ao sistema de organização, à organização do trabalho, ao processo produtivo e à comunicação de produção.
Para Peter Drucker, um modelo de estudo de estrutura deve envolver as seguintes variáveis:
Análise das Atividades: qual trabalho que deve fazer? Quais os tipos de trabalho que podem ser reunidos? Qual a importância que deve ter cada atividade na estrutura da organização?
São questões como essa que possibilitarão uma adequada analise das atividades desenvolvidas pelos diversos órgãos, favorecendo a montagem de uma estrutura intimamente ligada à consecução dos objetivos da organização.
Análise das Decisões: mostra qual a estrutura de alta administração necessitada pela empresa e qual a autoridade e responsabilidade que devem ter os diferentes níveis de gerencia operacional.
A principal causa do fracasso das empresas na consolidação de seu desenvolvimento é o fracasso do dirigente principal na delegação