Defina decisões Programadas e Não programadas
Curso: Relações Internacionais / 2º Etapa
Trabalho de Administração.
1)Defina decisões Programadas e Não programadas
As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização.
Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos, fazer diagnostico criar alternativas e escolher um curso de ação predefinido. Exemplos de decisões programadas são políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão.
Por exemplo, o limite de crédito do cheque especial funciona como um empréstimo automático. Quando o cliente usa crédito, imediatamente entra em ação uma regra de decisão: Os juros começam a ser cobrados. Não é necessário o cliente ir ao banco, pedir o empréstimo e ter seu caso analisado. O procedimento já está pronto para funcionar.
As decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São as situações novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de analises sucessivas, desde o entendimento do problema até a tomada de uma decisão.
Por exemplo: Uma companhia está endividada, vendendo pouco e enfrentando uma concorrência feroz. Uma solução é proposta – reduzir o numero de empregados para baixar os custos, mas os sindicatos são contrários. Essa situação é inédita e exige um processo original de solução de problemas e tomada de decisões.
2) Identificação do problema ou oportunidade
O processo de tomar decisão tem origem em uma frustração, interesse, desafio, curiosidade ou irritação; nos obstáculos para atingir um determinado objetivo, algum fato irregular que necessita uma ação corretiva, ou a visualização de alguma oportunidade. É nessas situações que se faz necessário tomar uma decisão.
Diagnóstico
O