DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS NUTRIÇÃO
O que é uma boa alimentação?
Para termos uma nutrição saudável, que previne doenças e ajuda o bom funcionamento de nosso organismo, é necessário nos alimentarmos de forma equilibrada e rica em alimentos variados que contenham proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e minerais - ingeridos de forma balanceada, ou seja, em quantidades suficientes.
Cada alimento possui uma cor própria em função de sua composição. Assim, a dica para alimentar-se bem é observar se o prato está colorido: ao comermos alimentos com cores diversas estaremos ingerindo nutrientes variados.
No Brasil, o feijão e o arroz compõem o prato básico predileto, haja vista que integram o dia-a-dia da maioria das pessoas. Entretanto, estes não podem ser os únicos componentes: a alimentação deve ser variada com verduras, legumes, cereais, peixes e carnes, bem como ovos, leite e derivados.
O que são deficiências nutricionais
No organismo humano, as deficiências nutricionais expressam a carência dos nutrientes indispensáveis à manutenção da saúde e prejudicam o bem-estar das pessoas, contribuindo para que fiquem doentes com mais facilidade.
Em nosso país, vários fatores contribuem para uma alimentação inadequada: devido à dimensão continental, os hábitos e costumes alimentares diferem nas diversas regiões. Muitas vezes, o que as pessoas gostam de comer no Norte não é conhecido e nem aceito no Sul; ou o que é comum no Nordeste não o é no Sudeste. Além disso, os pratos típicos variam até mesmo dentro de um estado e, em geral, as pessoas não cuidam convenientemente das práticas e técnicas de boa conservação, higiene e preparo dos alimentos.
Os indicadores da pobreza alimentar no Brasil
Como nos demais países "subdesenvolvidos" ou em "desenvolvimento", a pobreza no Brasil é um problema complexo, com origens localizadas tanto no país como no exterior. Assim, a erradicação da pobreza e da fome - responsáveis pelas deficiências nutricionais de