Deficiência Física
CONCEITUAÇÃO
Deficiência física compreende o conjunto de condições não sensoriais que afetam o indivíduo em termos de mobilidade, de coordenação motora geral ou da fala, como decorrência de lesões neurológicas, neuromusculares e ortopédicas, ou, ainda, de má-formação congênita ou adquirida.
O aluno pode apresentar impossibilidade ou dificuldade para caminhar, superar desníveis ou inclinações; dificuldades tanto na coordenação motora grossa quanto na fina; dificuldades de realizar movimentos; frequentes quedas, tropeços ou resvalos dos pés ou apoios; dificuldade de comunicar-se oralmente.
Nesses casos, necessitará de acessibilidade arquitetônica, de instrução de códigos aplicáveis, equipamentos para comunicação alternativa e recursos didáticos para fala e escrita adaptados.
QUADROS DE DEFICIÊNCIA FÍSICA
Lesão cerebral (Paralisia Cerebral);
Lesão medular ( Tetraplegia e Paraplegia);
Miopatias (Distrofias musculares e atrofias);
Patologias degenerativas do sistema nervoso central (esclerose múltipla, esclerose);
Lesões nervosas periféricas
Amputações
Sequelas de patologia da coluna
Distúrbios dolorosos da coluna vertebral e das articulações dos membros;
Artropatias;
Reumatismo inflamatório da coluna e das articulações;
Doenças osteomusculares;
Sequelas de queimaduras.
CAUSAS
Pré-Natais: Exposição a raios-X nos primeiros meses de gravidez, incompatibilidade sanguínea entre os pais, infecções contraídas pela mãe durante a gravidez. Diabetes ou pressão alta da gestante. Fatores genéticos ou cromossômicos.
Perinatais: Hipóxia neonatal (problemas respiratórios na hora do parto), prematuridade do bebê, etc.
Pós-Natais: Processos tumoriais, infecções e traumatismos que atingem a medula espinhal, produzidos por acidentes automobilísticos ou mergulhos em águas rasas.
DISFUNÇÃO NEUROMOTORA
A paralisia cerebral é uma das deficiências físicas mais comuns.
È um transtorno motor causado por uma