Deficiência Física
A falta de acessibilidade dos deficientes físicos é um grande problema na sociedade nos dias de hoje. Muitos lugares públicos não possuem acessos qualificados a deficientes, dificultando a vida de pessoas que só querem ser incluídas na sociedade.
A acessibilidade é um conceito ligado a qualidade de projetos que se baseiam em um conjunto de especificações, normas e legislações, aliando-se também, a sensibilização de profissionais da área de arquitetura e engenharia, que elaborarão um suporte técnico para soluções comuns nos níveis possíveis, estabelecendo exigências mínimas a serem observadas na acessibilidade do espaço edificado, seja ele público ou privado.
Mas o conceito que o governo tem sobre o tema é totalmente diferente. Para eles “Acessibilidade significa... um conceito moderno de abordar o tema deficiência.” Seria essa a melhor forma de resolver o problema? Discutindo problemas que os deficientes já estão cansados de saber?
Alguns comerciantes, por desconhecimento, pintam uma área de acesso para deficientes na calçada esburacada em frente a sua loja, ou mais absurda, muitas clínicas médicas fazem rampas de acesso tão inclinadas que mais se parecem com um escorregador. O resultado destas soluções impensadas é sempre muito modesto ou totalmente ineficaz. Também são raras as escolas que possuem acessos a cadeirantes, ou quando possuem, onde está o espaço dos outros portadores de deficiência? Vemos pisos especiais nas ruas para cegos, mas onde estão as placas em libras para direcionar os surdos?
Nas empresas, os deficientes só possuem espaço para cumprir a lei n° 7853, que visa à inclusão de portadores de deficiência no mercado de trabalho. Mas infelizmente as empresas se preocupam tanto com seus resultados que esquecem de se estruturarem para atender e dar acessibilidade aos portadores de deficiência. Falta uma lei mais rigorosa pra que isto seja visto com mais atenção.
Um pequeno obstáculo, às vezes imperceptível para quem