Deficiência auditiva
Estratégias pedagógicas para a inclusão de um aluno com deficiência auditiva na sala de aula
Disciplina:
Necessidades Educativas Especiais
Trabalho realizado por:
Alexandra
INTRODUÇÃO
As escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas dos seus alunos, acomodando ambos os estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos através de um currículo apropriado, arranjos organizacionais, estratégias de ensino, uso de recursos e parceria com as comunidades. Na verdade, deveria existir uma continuidade de serviços e apoio proporcional ao contínuo caso de necessidades especiais encontrados dentro da escola. As crianças com necessidades educativas especiais / auditivas, deveriam receber qualquer suporte extra requerido para assegurar uma educação efectiva.
No ensino do 1ºciclo, a principal responsabilidade da criança é aprender as habilidades básicas de leitura aritmética e linguagem. Na maioria dos programas, nesta fase escolar, a criança deficiente auditiva revela atrasos progressivos em relação à criança típica quanto ao desempenho. A integração total revela-se complicada, no caso das crianças com deficiências auditivas graves, uma vez que estas não são capazes de competir com os outros colegas do mesmo nível escolar.
ESTRATÉGIAS
A diversificação dos momentos e das estratégias de ensino-aprendizagem para o mesmo conteúdo e na mesma sala de aula, de maneira oportuna e adequada é essencial para o sucesso da aprendizagem dos alunos.
É necessário incluir estratégias diferenciadas que auxiliem a comunicação e facilitem o processo ensino-aprendizagem.
A postura do professor na sala de aula e a forma como lida com as dificuldades apresentadas pelos alunos tanto pode auxiliá-los como pode desmotivá-los. No caso dos alunos com perdas auditivas, quanto mais o professor inserir o aluno na situação em que se enquadra a actividade proposta, quanto mais contextos linguísticos e situações extra