DEFICIENCIA
METODOLOGIA DA AÇÃO DOCENTE: ÀREA DA DEFICIÊNCIA FISÍCA
PROFESSOR: Dr. NILTON MUNHOZ GOMES
ALUNA: MARINALDA DA SILVA
DEFICIÊNCIA FISÍCA
DE ACORDO COM O DECRETO N• 5296/04 - REGULAMENTA AS LEIS 10.048 E 10.098/2000
§1°Considera-se, para os efeitos deste Decreto:
a) Deficiência física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções;
Segundo (BRASIL, 2006, p. 28) A deficiência física se refere ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema Osteoarticular, o Sistema Muscular e o Sistema Nervoso. As doenças ou lesões que afetam quaisquer desses sistemas, isoladamente ou em conjunto, podem produzir grandes limitações físicas de grau e gravidades variáveis, segundo os segmentos corporais afetados e o tipo de lesão ocorrida.
No meu entender e com as pesquisas feitas a deficiência física e a perda ou alterações de alguns dos membros do corpo. A perda porque ela pode ocorrer por acidentes diversos e a com alterações ocorre por fatores genéticos.
LESÃO MEDULAR
De acordo com Winnick (2004), a lesão medular decorre de uma lesão ou doença nas vértebras e/ou nos nervos da coluna vertebral, sendo quase sempre associadas a um certo grau de paralisia, dependendo do local da lesão e o número de fibras nervosas destruída devido ao dano à medula espinhal.
Segundo Guttmann (1981) cita que as lesões podem ser de origens traumáticas ou não-traumáticas, conforme o seu fato gerador, onde as lesões traumáticas podem ser originadas em acidentes automobilísticos, quedas de