defeitos em pavimento
CAMPUS ENGENHEIRO COELHO
CURSO ENGENHARIA CIVIL
ESTRADAS II
DEFEITOS EM PAVIMENTOS
MAURÍCIO SANTOS
DOCENTE
PROF. IVONEI TEIXEIRA
ENGENHEIRO COELHO
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Pavimento são estruturas de múltiplas camadas construída sobre terraplanagem e destinada, técnica e economicamente a resistir aos esforços oriundos do tráfego e a melhorar as condições de rolamento.
Segundo DNIT (2006, p.95), “Pavimento é uma superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras finitas, assente sobre um semi-espaço considerado teoricamente infinito - a infraestrutura ou terreno de fundação, a qual é designada de subleito”. Podem ser classificados em três tipos:
Rígidos: Placas de concreto de cimento Portland;
Semi-rígidos: Revestido de camada asfáltica e com base estabilizada quimicamente (cal e cimento);
Flexíveis: Revestido de camada asfáltica e com base de brita ou solo.
Conforme BERNUCCI(2007, p.403), do ponto de vista do usuário, o estado da superfície do pavimento é o mais importante, pois os defeitos ou irregularidades nessa superfície são percebidos, pois afetam o seu conforto e segurança. Quando o conforto é prejudicado, significa que os veículos sofrem avarias com mais frequência e tem como consequências maiores custos operacionais, relacionados à reposição de peças, aumento do consumo de combustível e desgastes dos pneus com o tempo de viagem, entre outros itens.
2. OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo apresentar as patologias que ocorrem em pavimentos, os tipos de defeitos, suas causas e suas formas de reparo
3. CONCEITUAÇÃO
Deve-se salientar que o pavimento rígido já existe no país há muitos anos, mas era pouco utilizado por apresentar maior custo inicial. Atualmente, o pavimento flexível é mais executado, tanto em