decoração
1 - Quais foram as técnicas construtivas tradicionais do Sul e do Norte de Portugal que os portugueses trouxeram para o Brasil colônia? Descreva as principais técnicas construtivas utilizadas no Brasil no período colonial. (1,5)
As técnicas construtivas no país seguiram, com pequenas variações, as tradições técnicas portuguesas da pedra e da terra.
ALVENARIA E ENTALHES DE PEDRA: modo construtivo mais freqüente para os edifícios públicos, igrejas e residências abastadas urbanas, principalmente no litoral.
Pelo litoral norte brasileiro ser quente e úmido, a taipa se tornava altamente erodível e as madeiras sujeitas aos insetos xilófagos (que se alimenta de madeira).
Então a pedra surge como material ideal. Foi usado a pedra lavrada (trabalhada, com acabamento) e irregular, tiradas dos costões (região litorânea), recifes, fundo dos rios, pedras soltas dos morros. Ela era argamassada com barro ou cal dentro de formas, como se fossem taipais.
2 - Nas primeiras décadas (século XVI) de colonização do Brasil, os portugueses que aqui fixaram moradia desenvolveram a primeira manifestação arquitetônica própria. Descreva todas as características arquitetônicas dessa “primeira habitação brasileira”, os sincretismos ocorridos, o seu programa, sua planta e as técnicas construtivas utilizadas. (1,5)
Pau-a-Pique - Taipa de Sopapo - Taipa de Mão - Taipa de Sebe: Sistema de estrutura em forma de gaiola quadriculada (reticulado de madeira) e fechamento de barro. Muito comum na região de Minas Gerais.
Esteios fincados diretamente no chão unidos com varaseqüidistantes e horizontais, situadas alternadamente do lado de fora e do lado de dentro e amarradas com cipó ou embira (fibra de árvore). Essa trama é fixada embaixo nos baldrames e em cima nos frechais (viga de madeira que sustenta o telhado), cujos vãos são preenchidos com barro.
A terra era atirada, ao mesmo tempo, por duas pessoas pelo