declividade de terreno
A topografia é o estudo dos princípios e métodos necessários para a descrição e representação das superfícies terrestres, em especial para a sua cartografia. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc.
É também instrumento fundamental para a implantação e acompanhamento de obras de todo o tipo, como as de projeto viário, edificações, urbanizações (loteamentos), movimentos de terras.
Nesta atividade a topografia foi utilizada para determinar o levantamento planimétrico a altimétrico e a distancia entre um marco e outro totalizando 33 metros divididos em 11 pontos com 3 metros de distancias entre cada ponto, e colocou-se um marco perpendicular ao alinhamento para determinar a hipotenusa entre eles.
MATERIAL E METODOS
A atividade foi realizada na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará campus de Marabá. Para a execução da atividade foram utilizados: facão para obtenção dos marcos feitos de Bambu (ANEXO 1), fita métrica para medir o espaçamento total e entre os marcos (ANEXO 2), mangueira de nível para determinar a declividade do terreno (ANEXO 3).
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Primeiramente, foram balizados os marcos colocando-os em um alinhamento de forma inexata, pois foi realizado através de observação. Em seguida, os marcos foram divididos em espaçamentos iguais de 3 metros, totalizando 33 metros entre o ponto inicial e o final. E para determinação da porcentagem de declividade foi realizado um calculo utilizando a altura obtida pela diferença dos níveis entre cada marco e a distancia horizontal do terreno, mas que foi calculada de forma imprecisa, pois não foi utilizado nível na obtenção dessa distancia em linha reta e sim a fita métrica, nesse calculo foi feita uma regra de três onde 33 metros está para uma altura de 4,76 metros, e 100 metros está para X.
Como resultado da declividade do terreno obteve-se 14,42% de diferença de nível entre o 1° e o 11°