Bacias Hidrográficas
E DECLIVIDADE
INTRODUÇÃO
A geomorfologia é um conhecimento específico, sistematizado, que tem por objetivo analisar e interpretar as formas do relevo terrestre e os mecanismos responsáveis pela sua modelação, buscando compreender os processos pretéritos e atuais. Através da geomorfologia é possível estudar o relevo para os diferentes campos do conhecimento (planejamento urbano e regional, análise ambiental, etc.), evidenciando a estreita relação com a Geografia e outras ciências relacionadas.
Em uma carta topográfica, é possível analisar a declividade através da proximidade das curvas de nível. Quando estas estiverem mais próximas, a declividade será maior, ao passo que quanto mais afastadas, menor será a declividade. Com os dados de curvas de nível, portanto, é possível se analisar a declividade de um lugar, como, por exemplo, a de uma bacia hidrográfica. Esta se caracteriza por uma área definida topograficamente, drenada por um curso d’água ou por um sistema conectado de cursos d’água, tal que toda a vazão efluente seja descarregada por uma simples saída.
Os terrenos destinados à construção devem ter inclinação que permita acessibilidade, estabilidade e segurança. Terrenos muito inclinados não permitem um acesso seguro e as casas nele construídas poderão apresentar alto grau de instabilidade, comprometendo a segurança por estarem mais suscetíveis a desastres naturais e acidentes. Sendo assim, o estudo e análise do terreno são essenciais para se compreender a dinâmica da superfície e o que podemos fazer para evitar prejuízos econômicos e sociais.
CONCEITOS
Bacia Hidrográfica:
Bacia hidrográfica é uma região de terra onde as águas superficiais, sejam elas de origem pluvial, aluvial ou de derretimento de neves, fluem todas para um mesmo ponto, que geralmente é à saída da bacia hidrográfica, pontos este que pode ser um rio, lago, mar, oceano, açude, ou pântano.
Curvas de Nível:
Curva de nível é