declaraçao de salamanca
A educação propriamente dita é direito e deve oferecer um adequado aprendizado respeitando a potencialidade e individualidade de cada ser.
Fica garantido aos pais o direito de acesso a forma de educação que melhor beneficiará a seus filhos, pois o envolvimento destes junto ao professsor da criança com necessidades especiais favorece a adaptação escolar e social.
Quanto a aos professores é de grande prioridade programas de treinamentos onde seja abrangido diversos tipos de deficiências capacitando melhor o profissional para lidar de forma mais completa com o processo de aprendizagem.
Com clareza destaca-se que ‘’necessidades educacionais especiais’’, é subentendida por crianças ou jovens pertencentes a este grupo que surgem em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Sendo assim, as escolas tem o papel fundamental de incluí-las para que se possa oferecer um bom nível de atenção favorecendo um bom entendimento das mesmas.
É através da educação inclusiva que se utiliza uma pedagogia que alcança todas as crianças inclusive as que possuem desvantagens severa, proporcionando que comportamentos discriminatório regrida transformando numa melhor sociedade.
A Declaração de Salamanca destaque como principio fundamental que é de fato muito importante que todas as crianças passem pelo processo de aprendizagem juntas sempre que a situação permitir.
O entrosamento político com o financeiro é necessário no sentido de incentivar e oferecer o desenvolvimento de escolas inclusiva beneficiando uma grande variedade de alunos em diversas áreas.