decisao 2
O cenário em que as organizações estão inseridas se modifica constantemente, exercendo nestas, toda a sua influência. Diante disto, faz-se necessário permanente alerta por parte dos administradores, para percepção do que os ambientes interno e externo da organização indicam em relação às ameaças e oportunidades, para que as escolhas sejam feitas com base na realidade organizacional.
Fatores tais como a globalização, o avanço tecnológico, o desenvolvimento das telecomunicações e a diminuição do tempo de processamento das informações, fazem com que o ambiente organizacional fique cada vez mais complexo, levando os administradores a reavaliarem constantemente o processo decisório. Deles, é exigida visão sistêmica e cautela nas tomadas de decisão. Deste modo, pode-se afirmar que o processo de tomada de decisão envolve riscos para os administradores.
O presente artigo mostra que o processo decisório nas organizações se converte na essência da habilidade gerencial, em que a responsabilidade do gestor é decidir a melhor alternativa para cada momento em que se encontra a organização, de modo a garantir os resultados esperados.
O presente trabalho tem por objetivo geral identificar, como se dá o processo de tomadas de decisão nas organizações.
O trabalho tem como objetivos específicos:
• Apontar a importância das tomadas de decisão para as organizações;
• Identificar como as escolhas dos gestores no processo decisório podem levar a organização a ganhos de resultados;
• Levantar como os sistemas de informações gerenciais podem auxiliar o processo de tomadas de decisão nas organizações.
Neste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica em que se objetiva conhecer conceitos e teorias, apresentando argumentos favoráveis ou não favoráveis ao tema em questão. Conforme Marconi e Lakatos (2001), a pesquisa bibliográfica tem por finalidade colocar o pesquisador com o que já foi anteriormente escrito sobre determinado tema, com o objetivo de permitir o