Decis Es Sobre Transporte
Todas as decisões em uma rede de cadeia de suprimento devem ser tomadas levando-se em consideração seu impacto nos custos de estoque, de instalações, de processamento e de coordenação das operações, além do nível de responsividade oferecido aos clientes.
O custo de coordenação das operações é geralmente difícil de ser quantificado. As empresas devem avaliar as diferentes opções de transporte, considerando seus custos bem com as receitas, e então classificá-las de acordo com a complexidade de coordenação. O gerente pode então tomar a decisão pelo transporte mais apropriado.
5.4.7.1 Escolha do meio de transporte
A escolha de um meio de transporte é uma decisão de projeto de operação em uma cadeia de suprimento. A decisão relacionada às transportadoras contratadas pela empresa é uma decisão de projeto, ao passo que a escolha do meio de transporte para uma determinada entrega é uma decisão operacional. Para ambas as decisões, o embarcador deve equilibrar os custos de transporte e de estoque. O meio de transporte de mais baixo custo não deve necessariamente reduzir os custos totais da cadeia de suprimento. Os meios de transporte mais baratos normalmente possuem lead times mais longos e quantidades mínimas de entrega maiores, ambas acarretando níveis mais elevados de estoque na cadeia de suprimento. Já os meios que permitem entregas em pequenas quantidades diminuem os níveis de estoque, mas costumam ser mais caros.
O impacto da utilização de diferentes meios de transportes nos estoques, tempo de resposta e custos pode ser visto na tabela abaixo. Cada meio de transporte é classificado em várias dimensões sendo 1 a mais baixa e 6 a mais alta.
Tabela 5.2: Impacto dos meios de transporte no desempenho da cadeia de suprimento
Ferroviário
TL
LTL
Entrega Expressa
Aéreo
Hidroviário
Tamanho do Lote
5
4
3
1
2
6
Estoque de Segurança
5
4
3
1
2
6
Estoque em Trânsito
5
4
3
1
2
6
Custo de Transporte
2
3
4
6
5
1
Tempo de Transporte
5
3
4
1
2
6