O Docente N O Pode Se Privar De Estudar
Para Romanowski (2009,p. 138)
“A formação continuada é uma exigência para os tempos atuais.Desse modo, pode-se afirmar que a formação docente acontece em continuum,iniciada com a escolarização básica, que de pois se complementa nos cursos de formação inicial, com instrumentalização do professor para agir na prática social, para atuar no mundo e no mercado de trabalho”.
As universidades vêm ocupando um papel essencial, mas não é o único, para a formação de professores. O desenvolvimento profissional não corresponde só a cursos de formação de professores mas soma ao conhecimento adquiridos ao longo da vida. A formação não conduz só no saber na sala de aula é preciso garantir uma gestão escolar de qualidade e diversas práticas pedagógicas e na perspectiva histórico, sócio-cultural.
Os docentes precisam de qualificação tanto na área pedagógica como nos campos específicos do conhecimento.A formação inicial deve passar por reformulação profundas .Isso implica em garantir ao profissional um conhecimento básico para a sua atuação no âmbito escolar, pois a aprendizagem ocorre quando por meio de uma experiência mudamos nosso conhecimento anterior sobre uma idéia , comportamento ou conceito.Nesse sentido procuramos sempre adquirir conhecimentos seja através de uma graduação, pós-graduação, seminários , palestras , encontros pedagógicos em fim todos os cursos que venham contribuir para a nossa formação pessoal e profissional.Além disso, colocamos em prática o que aprendemos no exercício da profissão com o desejo de contribuir para um melhor desempenho ,uma melhor aprendizagem dos alunos.