TRABALHO DE QUIMICA SLIDE
Anderson Rodney, Isabella Guerra e Lorena Leitão
Química
Centrifugação
Duque de Caxias
18/03/2014
1 – A centrifugação
Centrifugação é o processo de separação de misturas utilizado para acelerar a decantação ou sedimentação, onde o corpo mais denso da mistura sólido-líquida deposita-se no fundo do recipiente devido à ação da gravidade.
Este processo é ocorrido em um aparelho chamado centrífuga, que gira em alta velocidade, fazendo com que a substância mais densa seja “forçada” a sedimentar (decantar) devido à ação da força centrífuga.
2 – Uso no dia a dia
Um exemplo da centrifugação no nosso dia a dia são as máquinas lava-roupas que possuem a função centrifugação.
Esta função é colocada como a última a ser desempenhada no processo de lavagem, pois serve pra “torcer” a roupa (tirar o excesso de água), ou seja, separar a roupa da água.
Na centrífuga, colocamos um tubo de ensaio contendo a mistura que se quer separar e, então, ligamos o aparelho, que começa a rotacionar de forma bem acelerada.
3 – Uso em laboratório
Outro exemplo é por meio centrifugação de sangue, realizada em laboratórios de análises clínicas. O sangue é colocado em compartimentos e, então, sofre a ação de uma força centrípeta (força que puxa a mistura para o centro da trajetória em um movimento circular). Dessa forma, o plasma é separado dos outros componentes do sangue para análise posterior.
Essa técnica é usada principalmente em laboratórios para separar proteínas e ácidos nucleicos (DNA,
RNA) das soluções e até mesmo para separar frações do sangue. Nesse fracionamento do sangue pela centrifugação são obtidos os seus principais componentes, que são: concentrado de hemácias
(parte do sangue que contém os glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas (parte sólida do sangue) e plasma (parte líquida do sangue).
Bibliografia
http://www.infoescola.com/quimica/centrifugacao-e-flotacao/