decapagem química de metais
Decapagem ou desplacamento de pintura é um tratamento de superfície onde ocorre o processo de remoção de camadas de óxidos formadas sobre superfícies metálicas decorrente das altas temperaturas em etapas de fabricação como tratamentos térmicos, soldagem, laminação a quente, dos óxidos de ferro (ferrugem) formados por exposição do material a ações da natureza (sol, chuva, etc.) e foi desenvolvida para atender os diversos mercados de pintura técnica principalmente nos ramos automotivos elétricos, e navais.
A remoção de tinta de metais ferrosos por meio químico, é constituída por tanques, produtos formulados especialmente para o seu processo, decapante, protetivo, jateadores de águas e principalmente: mão-de-obra qualificada para esse trabalho e tratamento de efluentes adequado. E é feita através de banho em solução alcalina por imersão a quente. Esse processo é indicado para a limpeza de gancheiras de pintura e recuperação de peças novas cuja pintura precisa ser removida para retrabalho.
A finalidade da decapagem química é remover da superfície do metal, sem agredir esse, toda a tinta depositada irregularmente, ou seja, a peça após a pintura técnica com o princípio elétrico, não aceita retoque, nesse caso quando ocorre problemas ou irregularidades na pintura, é necessário a realização da decapagem química .
A idéia é simplesmente dissolver os óxidos com o uso de soluções ácidas. Às vezes também uma parte do metal é dissolvido, mas esta não é a finalidade do processo. Por isto muitas vezes se usam inibidores (como ureia) para evitar que o metal seja atacado.
É essencial que os ácidos decapantes e os resíduos da operação de decapagem sejam completamente enxaguados da peça recém-tratada para que se consiga uma superfície resistente à corrosão e livre de