Decantação
Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas. Para separar os componentes de uma mistura, devemos verificar, que tipo de mistura é. Existem dois tipos de mistura: homogênea e heterogênea. Mistura Homogênea: apresenta-se uniforme e com características iguais em todos os seus pontos. São formados por uma fase. Mistura Heterogênea: podemos ver a olho nu ou ao microscópio, os diferentes materiais que formam o sistema, não apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão. São formados por mais de uma fase. Dentro de um laboratório podemos trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que compõem a mistura.
Objetivo
Misturas formadas por sólidos e líquidos.
Filtração simples: A fase sólida é insolúvel no líquido, é separada com o auxílio de papel de filtro e funil.
Decantação: baseia-se na diferença de solubilidade e de densidade.
MATERIAL E REAGENTES
-bequer
-bastão de vidro
-funil de decantação
-garra ou argola de ferro
-suporte de ferro
-aguá
-óleo
Procedimento Decantação
Montou-se no suporte universal com a argola, o funil de decantação. Colocou-se no funil óleo e água. Agitou-se a mistura. Após repouso, separou-se a fase mais densa, pela abertura no inferior do funil, abrindo lentamente a torneira.
RESULTADOS e DISCUSSÃO
Decantação
A água por ser mais densa do que o óleo ficou na parte inferior do funil de decantação e foi separada pela ação da gravidade, após abertura da torneira.
FILTRAÇÃO É utilizado materiais porosos que permitem a passagem do líquido, mas não das partículas sólidas.
DECANTAÇÃO É um processo no qual as impurezas sólidas se depositam no fundo do recipiente. Isso ocorre quando o líquido fica em repouso durante certo tempo
FUNIL DE DECANTAÇÃO Usado para separar uma mistura