A velocidade da luz
1. OBJETIVO.
Calcular a velocidade da luz no ar. Calcular a velocidade da luz na água e em uma resina sintética calculando os respectivos índices de refração.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA.
Histórico Os antigos pensavam que a velocidade da luz era infinita, ou seja, achavam que ela podia percorrer qualquer distância, por maior fosse, sem gastar nenhum tempo para isto. Empédocles foi o primeiro a sugerir que a luz requeria provavelmente um tempo finito para passar entre dois pontos. Galileu foi o primeiro a propor um método para tentar medi-la. A sugestão de Galileu era colocar, o mais afastado possível um do outro, dois homens com lanternas que podiam acender e apagar. Um deles A, descobria sua lanterna, de modo que o outro B, pudesse vê-la. Por sua vez B, descobria a sua no instante em que ele visse a luz de A, e A media o tempo entre descobrir sua lanterna e enxergar a luz de B. Certamente a experiência falhou porque o tempo de reação dos dois indivíduos era grande e também havia variações maiores do que o tempo necessário para a luz percorrer os poucos quilômetros entre os dois observadores, que era de 10-5 s.
Método de Romer
O método utilizado por Romer (1644-1710) pode ser exemplificado no seguinte exemplo: Você esta a uma distância D1 de um farol que emite que um flash muito forte de luz a cada dez segundos. Você então se afasta do farol, indo para outra posição D2, distante 300.000 km de D1. Levando em conta que a luz leva 1 segundo para percorrer esses 300.000 km, os fhashes continuam aparecendo a cada 10 segundos, mas há uma mudança que pode ser observada. Se o primeiro fhash é emitido na posição D1 no instante 0 segundo, você veria este fhash na posição D2 1 segundo após, pois é este o tempo que a luz demoraria para percorrer a distancia de 300.000 km que separa D1 de D2. O segundo fhash emitido na posição D1 no instante 10 segundos seria visto na posição D2 no